sábado, 10 de outubro de 2009

Tornear madeira

Tornear madeira está a tornar-se um incrível hobby. É uma maneira maravilhosa para expressares o teu potencial criativo e uma real possibilidade de transformar seu trabalho com madeira em arte, com algumas horas de trabalho no torno.

Considerada a segunda indústria da vila de Pernes, Santarém, mas nem por isso menos importante, os Torneados ainda hoje ocupam um lugar de destaque na vida dos pernenses. Foi e continua a ser a face de Pernes mesmo depois de muitas fábricas fecharem portas. Muitos têm procurado preservar e dar continuidade à tradição, mas a indústria de torneados de madeira já não é o que era. O torno é a base criadora das inúmeras peças que se fazem da madeira torneada. O torneiro com uma mão na madeira e na outra uma goiva, vai moldando a seu belo prazer um pião. A arte de tornear faz-se também com outras ferramentas, formão, broca, martelo, ferros de ponta e de furar, fuso de torno, entre outros.Actualmente, as miniaturas em madeira são muito utilizadas como brindes para casamentos e baptizados. No torno tudo se faz: chupetas, biberões, almofarizes, rolos da massa; basta um pouco de imaginação.
Para aprender, precisas entender como se trabalha a madeira do princípio ao fim, executando alguns exercícios de manipulação das ferramentas, para testares o seu uso, e como utilizá-las em cada situação. Como podes ver na imagens abaixo postada, existe uma enorme variedade.


Contudo não basta utilizar ou saber utilizar as ferramentas. Ao longo do tempo, com o uso, a lâmina fica gasta, com o corte defeituoso. Para evitar esta situação, as ferramentas devem ser afiadas com uma pedra própria para o efeito.

1 Opiniões ... Deixa ficar a tua...:

Anónimo disse...

procuro ferramentas para tornear madeira mesmo segunda mão.
mococarlos@sapo.pt

Enviar um comentário

Deixa a tua sugestão, a tua opinião ou critica...