domingo, 13 de setembro de 2009

Lixas - Diferentes Tipos

Lixar tem como objectivo tornar uma superfície plana e lisa, eventualmente com vista a um futuro tratamento (acabamento). Lixar manualmente é geralmente reservado aos acabamentos, após o grosso do trabalho ter sido efectuado (geralmente) com a máquina.
DIVERSIDADE DOS ABRASIVOS
Quer lixe à mão ou à máquina, dispõe de uma grande variedade de lixas de todos os tipos, granulometria e formatos. A maioria dos materiais propostos são utilizáveis manualmente ou para equipar as máquinas, cada um com as suas vantagens e usos específicos.
PAPEL E PANO
Se a maioria dos papéis de lixa são sobretudo destinados a superfícies planas as lixas com suporte de pano adaptam-se, devido à sua maleabilidade e robustez, aos trabalhos com formas arredondadas tanto em madeira como metais ferrosos ou não ferrosos.

FOLHA OU FELTRO DE LIXAR
A folha de aço abrasiva apresenta um relevo que não se altera com o uso, conservando por isso a sua eficácia. Pode também ser utilizada para a madeira e plástico. O feltro de lixar, feito com fibras artificiais impregnadas de grãos cortantes, serve sobretudo para o desbaste e para o polimento.

DIVERSIDADE DO GRÃOS
O papel amarelo com grãos de sílex usa-se rapidamente e serve para trabalhos ligeiros sobre madeira macia. A pedra vermelha (vermelho-escuro) permite também lixar madeiras mais duras. Os óxidos de zirconeum e de alumínio, bastante cortantes, utilizam-se em máquinas e para trabalhar o metal. Mais duro ainda, o carbono de silício difunde também, rapidamente, o calor da fricção (evita a fusão das matérias plásticas). Dita “à prova de água”, pode ser humidificado para o trabalho do metal. As lixas de qualidade “seca à prova de água” são revestidas com uma camada “autolubrificante”.

DENSIDADE DO GRÃO
Para os grãos idênticos o abrasivo mais eficaz é aquele cuja densidade em grãos é maior. Neste caso (”grão fechado”) o suporte satura mais depressa.Prefira por isso, um grão mais aberto (”grão aberto”) para madeira mole ou resinada.

TAMANHO DOS GRÃOS
A eficácia da lixagem depende da durabilidade, da forma e da densidade dos grãos, assim como do seu tamanho. Se forem pequenos, a sua ação é mais lenta, mas não arranham tão profundamente o material, contrariamente aos grãos grossos que deixam marcas mais importantes.

TÉCNICA
Nos trabalhos de bricolage ou profissionais, deves ter em conta que o poder abrasivo é indicado a partir de números (antigamente de 1 a 9/0), atualmente de 30 a 600 ou mais (número de grãos por cm²). Ao lixar utilizando uma lixa de cada vez mais fina à medida do avanço do trabalho : elimina assim, de cada vez, as marcas da passagem precedente.

GRANULOMETRIA20, 30, 40, 50 : muito grosso
60, 80 : grosso
100, 120 : médio
150, 180 : fino
220, 440 : muito fino
600 pra cima : extra fino

0 Opiniões ... Deixa ficar a tua...:

Enviar um comentário

Deixa a tua sugestão, a tua opinião ou critica...